NOTÍCIAS

11/07/2018 16:57:26

Dupla consegue tempo menor que recorde mundial no Ranch Sorting

Modalidade vem crescendo em todo o país

Os competidores de Ranch Sorting Vinícius Lélis, de Batatais, e Guilherme Brisighello, de Mococa, conseguiram um grande feito durante o primeiro final de semana da 45ª EAPIC.

Os dois fizeram a prova no tempo de 23s44, tempo abaixo dos recordes brasileiro e mundial.

Como a prova realizada na EAPIC era independente, o tempo dos competidores não será registrado oficialmente. Porém, a atuação dos dois está sendo aplaudida por competidores do Brasil todo.

No país, o esporte chegou em 2008.

Em São João da Boa Vista a modalidade é praticada no CT Oficina do Cavalo, que firmou parceria em 2017 com o treinador Claudionor Soares, o Nani, reconhecido no cenário nacional.

Isso elevou a Oficina do Cavalo como um expoente dentro da modalidade. Desde então foram vários títulos, premiações e conquistas nos eventos oficias da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).

A PROVA  

No Ranch Sorting, dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2 . Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.

Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento. Também pode ocorrer SAT pela violência desnecessária com os cavalos e o gado.

A PISTA

O gado é colocado em uma pista em formato de 8 com dimensões que variam de tamanho (entre 15 e 18 metros de diâmetro cada curral) e com uma abertura entre eles de 3,87 a 4,70m.

O TEMPO

O tempo máximo da prova de Ranch Sorting varia de 60, 75 ou 90 segundos definidos pelo organizador do evento.

O GADO

O gado utilizado no Ranch Sorting é de cruzamento industrial e/ou gado de origem europeia, animais que respeitam o cavalo.

O CAVALO

Todas as raças de cavalo podem ser utilizadas no Ranch Sorting, até os SRD – Sem Raça Definida.

Os animais devem ter habilidade para lidar com o gado xucro. Alguns competidores treinam com gado manso e, nas provas, se deparam com um gado mais rápido. Dessa forma, não se saem bem.